O desinteresse ou mesmo a falta de qualificação dos trabalhadores para ocupação das vagas de emprego oferecidas em Pará de Minas, têm atraído profissionais de outros lugares. Em busca de oportunidade, eles têm chegado de outros estados e até mesmo de outros países na tentativa de conseguir uma das vagas rejeitadas por aqui.
O empresariado já percebeu a situação e começa a aceitar os ‘estrangeiros’ em seus quadros. Atualmente, a rede supermercadista é a que mais tem acolhido esses trabalhadores. Um dos primeiros a contratar mão de obra que veio de longe foi a rede de supermercados Paraense.
O sócio-proprietário Geraldo Magela Martins confirma que vários trabalhadores têm vindo do nordeste do país, fugindo da pobreza. O sonho de uma vida melhor, sustentado pelas oportunidades do mercado é o que motiva a vinda deles:
O comerciante já percebeu também que muitos deixam tudo para trás, recomeçando a vida do zero, enquanto outros já chegam amparados por parentes ou amigos que estão aqui há mais tempo:
Alguns trabalhadores realmente vêm de muito longe, caso da Carmen Aguilar Arias, que chegou de Havana, em Cuba, através de um sobrinho que já vivia por aqui. Formada em Biomedicina e Microbiologia, e com uma carreira bem sucedida, ela resolveu deixar tudo para trás.
Falando ao Jornal da Manhã, explicou que abandonou a terra natal por causa do regime socialista e as perseguições sofridas por ela em Cuba. Aqui Carmem conseguiu uma vaga de caixa de supermercado, e a liberdade de tomar as decisões sem interferência do governo.
Já a pernambucana Maria Deiziane dos Santos veio da cidade de São Caetano, deixando a terra natal e a família, em busca de melhores oportunidades de emprego.
Histórias como estas estão se tornando frequentes em Pará de Minas e nas cidades da região, confirmando que o mercado está mais aberto para absorver essa mão de obra de fora.
No entanto, o empresário Geraldo Martins reconhece que a reposição de vagas no setor supermercadista continua sendo um grande desafio e entre as dificuldade ele aponta as folgas de domingo:
Quem tiver interesse em ocupar uma vaga, tanto no setor supermercadista quanto em outros segmentos, basta acompanhar as publicações da Bolsa de Emprego, em nosso site radiosantacruzfmg.com.br.
Também é possível concorrer às vagas oferecidas pelo SINE de Pará de Minas, buscando informações na sede da entidade que está na rua Sacramento, 317, no centro da cidade.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM