Depois de muita espera a Prefeitura de Pará de Minas assinou, ontem, o contrato de financiamento, no valor de R$60 milhões, junto à Caixa Econômica Federal. Os recursos destinados às obras de infraestrutura e mobilidade urbana chegaram através do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Durante a cerimônia, realizada no gabinete do prefeito Elias Diniz, a Caixa foi representada pelo Superintendente Executivo de Governo, Cláudio Mendonça, o Supervisor da Gerência Executiva, Lander Lucas Barbosa e pelo Gerente Geral da Agência de Pará de Minas, David Soares.
Também participaram o vereador Márcio Lara, o Procurador Geral do município, Hernando Fernandes da Silva, o secretário de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins Pinto, e o secretário de Gestão Pública, Sérgio Marinho.
O despacho do Governo Federal autorizando as condições para o financiamento já foi publicado no Diário Oficial da União, dando aval para que as obras possam, enfim, sair do papel.
Com a autorização e o dinheiro à disposição, na Caixa, as obras já podem começar e terão prioridade nas estradas rurais. O prefeito Elias Diniz fez questão de agradecer à equipe que trabalhou muito para a execução dos projetos:
Já para a zona urbana, Elias deu destaque à obra iniciada na avenida Ovídio de Abreu.
Para os próximos 15 dias, o prefeito pretende iniciar o processo de licitação que envolve as melhorias na MGC-352, trecho que liga a rotatória do bairro Santos Dumont até a rotatória da Francap.
Sobre o processo de pagamento das obras, o prefeito informou que a própria Caixa Federal é quem vai realizar o pagamento de cada uma delas:
O financiamento dos R$60 milhões deverá ser pago até o ano de 2034. Como o mandato de Elias Diniz está terminando, a conta ficará para os próximos sucessores.