Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Burocracia e leis rígidas reduzem o número de criadores de pássaros

09/07/2024

Por muitos anos Pará de Minas foi conhecida pelo grande número de criadores de passarinhos. A cidade sediou, inclusive, grandes eventos para exposição das aves, reunindo milhares de pessoas no Parque de Exposições.

Mas com o passar do tempo e o avanço das leis de proteção ambiental, os chamados passarinheiros foram diminuindo na cidade. A legislação ficou mais complexa e rígida, com o objetivo de proteger as mais diversas espécies da fauna silvestre.

Por outro lado, a burocracia fez com que muitos criadores desistissem do hobby, caso de José Alonso Ferreira que, no passado, dirigiu a Federação Ornitológica de Minas Gerais (FEOMG), órgão que auxilia e acompanha o trabalho dos criadores de pássaros no Estado.

Ele lamenta a redução dos criadores e embora reconheça a importância das leis ambientais, chama atenção para o importante trabalho dos criadores sérios, que ajudam a manter a diversidade da fauna.

O endurecimento da lei, segundo José Alonso, é resultado dos problemas provocados por criadores que não observavam as exigências e usavam a atividade para ganhar dinheiros de forma desonesta. 
A criação de pássaros sem os registros junto aos órgãos ambientais e que não atenda às exigências necessárias, pode incidir em multas que variam de R$500,00 a R$3 mil por animal. Outras informações estão disponíveis no site feomg.com.br, ou diretamente na  Instituto de Meio Ambiente pelo gov.br/IBAMA.

Foto: Reprodução PublicDomainPictures (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis