Se por um lado a Construção Civil em Pará de Minas vem registrando um bom momento, até com dificuldades para contratação de mão de obra para dar conta da demanda, a venda de imóveis não está em seus dias melhores.
Levantamento realizado pelo Cartório de Notas Marinho aponta que a movimentação relativa ao registro de imóveis no município caiu entre 20% e 30% no último mês de junho.
A redução dos negócios é percebida, sobretudo, nos imóveis de alto padrão imobiliário. E a queda no volume das transações está gerando um sentimento de insegurança nos investidores, segundo declaração do despachante imobiliário Paulo Marinho:
Já em relação aos imóveis mais populares, ainda existe alguma movimentação, segundo informou Flaviana de Almeida Santos, sócia proprietária da 5ª Casa Imóveis. A corretora disse que os paraminenses agora têm procurado mais pelos imóveis menores, a fim de conter despesas de manutenção.
Flaviana também informou que 95% dos negócios fechados acontecem por meio de financiamentos. Devido a isso, a dedicação dos agentes imobiliários precisa ser maior, a fim de superar os obstáculos comuns no processo de liberação dos financiamentos junto às instituições financeiras.
Para facilitar o processo, Flaviana sugere aos compradores que antes de escolher o imóvel, eles levantem todas as informações sobre a tomada de crédito bancário, a documentação e as condições necessárias para a liberação do recurso.
Além do serviço prestado pelas imobiliárias, também é possível fazer a simulação de crédito pela internet e nos sites oficiais dos bancos.