As doenças crônicas não transmissíveis são as que mais matam pessoas em Pará de Minas, segundo consta no Banco de Dados do Setor de Vigilância em Saúde, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com os relatórios, de 2010 para cá foram totalizadas 8.530 mortes na cidade, sendo que a maioria delas – 4.211 – foi provocada por doenças crônicas, que são as cardiovasculares, respiratórias crônicas, diabetes e câncer, dentre outros. Quase metade das vítimas tinha entre 30 e 69 anos.
Em relação às outras causas dos óbitos, o relatório mostra que os acidentes de trabalho ocupam o segundo lugar no ranking – foram 2.195 casos. Em terceiro lugar, aparecem as mortes causadas pelos acidentes de trânsito, num total de 360.
A Síndrome Respiratória Grave, incluindo casos de Covid, matou 348 pessoas, nesse período. Os suicídios aparecem como a quinta causa – 34 – seguidos da AIDS e das doenças epidemiológicas, caso da dengue e da chikunguinya.
O Banco de Dados não contabilizou nesse relatório as mortes naturais, nem aquelas decorrentes de violência. A mortalidade infantil também não entrou no ranking.
Foto Ilustrativa: Arquivo Jornalismo Rádio Santa Cruz FM