O Cartório Eleitoral da Comarca de Pará de Minas já está registrando movimento intenso com a proximidade das eleições municipais. A preparação para o pleito, que acontecerá no dia 6 de outubro, já está a todo vapor.
A inspeção nos locais de votação foi iniciada nos municípios de São José da Varginha, Onça de Pitangui e Pequi, todas já concluídas. Agora chegou a vez dos pontos de votação de Pará de Minas passarem por vistorias.
Paralelamente, o Cartório Eleitoral está realizando a convocação dos mesários voluntários. O chefe da repartição, Moisés Januário da Silva, está acompanhando os procedimentos pessoalmente:
Moisés também deu informações sobre o trabalho do mesário, antes e durante as eleições:
Neste ano, o pagamento do vale alimentação dos mesários será efetivado via PIX. Para isso, os beneficiários terão que seguir algumas regras:
O Cartório Eleitoral também vai reunir nesta quinta-feira (18), os representantes dos partidos políticos de Pará de Minas, para tratar das questões de manuseio do sistema CANDex.
É por meio desse sistema que os partidos encaminham à Justiça Eleitoral os requerimentos de registro das candidaturas, definidas nas convenções que vão acontecer de 20 de julho até 5 de agosto, como determina a legislação eleitoral.
Segundo Moisés, nessa reunião serão esclarecidos alguns pontos sobre o registro das candidaturas, de forma a facilitar o trabalho da Justiça e otimizar o deferimento do registro dos nomes.
Só podem disputar as eleições os candidatos aos cargos de prefeito, vice e de vereador, filiados a uma legenda política e que tenham sido aprovados nas convenções partidárias. Após a definição dos candidatos, os partidos políticos terão até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM