A Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) divulgou o balanço das empresas no estado referente ao primeiro semestre e a notícia é boa para a economia mineira. De acordo com o levantamento, de janeiro a junho houve uma alta de 12% no número de empresas abertas. Esse índice é maior que o registrado em 2023, totalizando mais de 48 mil novos CNPJ’s. A média dos novos negócios criados por dia no estado também aumentou, passando de 238 para 266.
O mês de junho foi o que mais se destacou, registrando mais de 8 mil novos negócios formalizados em todas as regiões do estado. Essa alta foi de 11,86% maior que no comparativo com junho do ano passado. A região Centro-Oeste, da qual Pará de Minas faz parte, também registrou aumento de 14,1% na abertura de empresas no primeiro semestre, em comparação ao ano passado.
O levantamento da Junta Comercial ainda revelou o desempenho dos setores da economia mineira. O de serviços cresceu 14,22%, seguido pela indústria, com 9,05%. O comércio ficou com 7,65% do volume de novos negócios. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, o resultado apresentado pela Junta Comercial (Jucemg), confirma o status de credibilidade do estado como um território atrativo para o empreendedorismo.
Sobre o desempenho da economia de Pará de Minas, o Jornal da Manhã solicitou um estudo da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária e o relatório também mostra bons números. De janeiro a junho deste ano, foram abertos no município 844 CNPJ’s, sendo 623 MEI’s e 185 autônomos. A maior parte deles entrou em vigor no mês de fevereiro, num total de 155.
As atividades que mais atraíram os novos empreendedores são as seguintes: produtor cinematográfico, motorista de carro de passeio, promotor de vendas, psicólogo clínico, fisioterapeuta, clínico geral e arquiteto urbanista. A produção de alimentos artesanais também entrou na lista.
Foto Ilustrativa: Reprodução jarmoluk (pixabay.com)