Nesse inverno, os pais devem se atentar ainda mais à saúde dos filhos. O aumento dos casos de pneumonia em crianças é tão grande que chega a assustar os profissionais da saúde em todo o país.
O destaque dos casos é de um tipo específico da doença, conhecido como “pneumonia silenciosa”. A infecção recebe esse nome por ter sintomas mais brandos em relação à forma clássica da doença.
Com isso, os pais demoram mais a perceber os sinais e buscar atendimento médico, o que pode ocasionar o agravamento do quadro de saúde dos pequenos. O pediatra João Marcos Ferraz Santos comenta o aumento dos problemas respiratórios infantis e chama atenção dos pais para que eles se atentem aos sintomas.
O médico ainda ressalta que a prevenção é o melhor remédio, por isso os cuidados do dia a dia não devem ser esquecidos:
A vacinação é uma importante ferramenta na prevenção dos casos mais graves e para o combate à pneumonia. As vacinas diminuem os riscos de doenças, possibilitando um crescimento saudável.
A pneumonia é uma doença provocada por vírus, bactéria, fungo ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
A pneumonia silenciosa é comumente causada por bactéria e é contagiosa. Os sintomas são parecidos com os da gripe. Os pais devem se atentar a quadros de febre, mesmo que baixa, mal-estar, dor de garganta e tosse seca.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM