O calendário mostra duas datas muito importantes neste 25 de julho e elas têm forte ligação – hoje é o Dia de São Cristovão e o Dia do Motorista. Desde cedo as homenagens ao padroeiro estão movimentando a igreja de Pará de Minas, que fica no bairro de mesmo nome.
A programação religiosa foi aberta há vários dias e tem contado com expressiva participação dos católicos. As celebrações vão até sábado, quando acontecerá a tradicional carreata dos caminhoneiros.
E pela outra data, o Dia do Motorista está servindo de inspiração para especialistas e órgãos de segurança, em relação à necessidade de uma consciência maior sobre as questões relacionadas ao trânsito.
Este é um assunto considerado de grande importância em Pará de Minas, diante dos vários acidentes de trânsito registrados nos últimos meses, sobretudo envolvendo motociclistas.
O Tenente Marcos Leandro, da 19ª Cia Independente de Polícia Militar, trata o assunto com muita clareza. Segundo ele, é preciso mais atenção e prudência no trânsito.
Mas apesar do elevado volume de ocorrências de trânsito, o Tenente Marcos Leandro garante que houve redução dos acidentes. Ele preferiu não apresentar números, mas afirmou que o índice registrado até agora é menor que igual período dos últimos dois anos. A situação está longe de ser ideal, mostrando a necessidade de atenção redobrada ao volante e observância das leis de trânsito.
O conselho dos especialistas na área é o mesmo. A principal dica dos engenheiros de trânsito é que os motoristas pratiquem, principalmente, a chamada direção defensiva.