O crescimento do número de furtos nos estabelecimentos de ensino em todo o país está levando os municípios a reforçar o treinamento dos profissionais que atuam no setor de vigilância.
A consciência de que é preciso acompanhar a evolução do mundo da criminalidade é o que tem reforçado os treinamentos, associado ao fato de que como estão na linha de frente esses profissionais precisam de melhor proteção.
Foi com esse foco que a Secretaria Municipal de Gestão Pública reuniu 60 vigias da Prefeitura de Pará de Minas para um curso com duração de dois dias. Os participantes tiveram acesso a várias informações importantes, que foram repassadas por instrutores da Guarda Municipal.
Os temas abordados foram Segurança Pessoal e Novos Procedimentos de Conduta. As informações foram bem recebidas pelos vigias que agora se sentem mais protegidos para o exercício de suas funções, como afirmou José Carlos Drumond, chefe do setor:
A abordagem feita pelo inspetor Lucas Costa, da Guarda Municipal, foi baseada em fatos reais e mostrou a necessidade de preparo dos vigias em situações cotidianas:
Um dos participantes, Marcelo Domingos, comentou a importância do aprendizado:
De modo geral, todos os vigias avaliaram como bastante positiva a iniciativa. Em tempos de tanta violência, a prevenção nunca foi tão importante. Sem falar na necessidade de preparo dos profissionais para enfrentar os desafios do dia a dia.