Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Estatística assustadora: Pará de Minas registra acidentes de trabalho diariamente

30/07/2024

O setor da construção civil continua liderando o ranking dos acidentes de trabalho em Pará de Minas. E o assunto voltou à tona por causa do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data tem como objetivo principal a redução dos índices de acidentes, assim como das doenças ocupacionais, fatalidades e os custos decorrentes desses eventos.

O Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário não citou números, por recomendação do Ministério do Trabalho, mas informou ao Jornal da Manhã que o volume de acidentes no município continua muito alto. Segundo José Roberto de Souza, responsável pelas fiscalizações, as construções lideram o ranking dos acidentes, sendo que muitos deles ocorrem pela ausência de técnicos em Segurança do Trabalho.

Outra parte dos acidentes acontece por causa da ausência de equipamentos de segurança. Em alguns casos, os trabalhadores têm os EPI’s à disposição e não usam, já em outras situações eles querem utilizar e os patrões não oferecem:

O sindicato também levantou que, nos últimos meses, vários acidentes de trabalho aconteceram em Pará de Minas motivados pelo trabalho nas alturas, ou seja, profissionais que exercem atividades muito distantes do chão. 
Uma revelação impactante, também feita por José Roberto, é que diariamente acontecem acidentes de trabalho em Pará de Minas, embora nem todos sejam oficialmente registrados:
O sindicalista também informou que antes de multar ou denunciar qualquer irregularidade detectada em uma empresa, ela recebe uma fiscalização educativa. Caso a advertência seja ignorada, a denúncia é encaminhada ao Ministério do Trabalho:

José Roberto informou também que as denúncias contra irregularidades nas condições de trabalho podem ser feitas por qualquer pessoa. 
Sempre que alguém observar algum fato que contraria a lei, principalmente colocando o trabalhador em risco, pode relatar o fato imediatamente ao sindicato, pelo telefone 37 3231 6744, ou ligar para a Polícia Militar, pelo 190.

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução MatteoPhotoPro2020 (pixabay.com)




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis