A atuação da Guarda Civil Municipal tem chamado a atenção dos paraminenses. Desde que ela entrou em atividade, em 2023, os agentes têm se mostrado presentes e atentos às mais diversas situações.
Eles atuam nas vias públicas e junto ao patrimônio do município, além de auxiliar na segurança dos estabelecimentos de ensino e na fiscalização do trânsito. Também são considerados importantes parceiros dos órgãos de segurança pública.
Conforme o JM vem acompanhando, a população sempre aceitou bem a Guarda, embora saiba que ainda existem algumas pessoas que não entenderam a função dela, ou se recusam em aceitar a autoridade dos agentes na condução de algumas ocorrências.
Há quem afirme que a Guarda Municipal não tem competência, por exemplo, para fiscalizar o trânsito. Para entender um pouco mais do assunto, nossa reportagem conversou com o seu coordenador, Vanderson Oliveira.
E ele confirmou que existem leis que regem toda a atuação da guarda, incluindo a fiscalização do trânsito. Ressaltou, no entanto, que os agentes atuam primeiramente na orientação e na educação dos condutores. Só mesmo quando necessário é que fazem autuações.
O coordenador também lembra que entre as principais infrações registradas no trânsito local estão a condução sem a CNH, uso do celular ao volante, ausência do cinto de segurança e o uso irregular de vagas de estacionamento. Um detalhe que chama atenção é que a maioria das infrações é cometida pelo desconhecimento das leis de trânsito:
Outra dúvida levantada pela população é se a Guarda Municipal tem autoridade para prender pessoas. E sobre esta questão, o coordenador Oliveira garante que sim.
Vale lembrar que a Guarda Municipal tem seu ponto de apoio no Terminal Rodoviário de Pará de Minas, às margens da BR-262. O telefone de contato com a corporação é o 153.