Moradores do bairro Senador Valadares e arredores têm vivido momentos de terror com as queimadas na região. O fogo se alastra pelos lotes da região e incomoda os moradores durante vários dias.
A situação já é comum nessa época do ano, para quem mora na região. O fogo afeta também as áreas de preservação permanente, como a serra do Cristo, importante ponto turístico e de preservação ambiental da cidade.
A maioria dos incêndios é intencional e com o tempo seco, a propagação das chamas é rápida. A fuligem tem invadido as casas e a fumaça piora ainda mais os problemas respiratórios de quem mora ali.
Residente do alto do bairro Senador Valadares, Naiara Paula de Almeida observa com tristeza e revolta as queimadas no local:
A proximidade com a UPA é um outro fator que preocupa a população, já que a fumaça e a fuligem prejudicam ainda mais quem está em um estado de saúde debilitado. Além disso, os animais presentes nas redondezas também são afetados pelas queimadas, já que perdem seu habitat natural:
Em caso de incêndio, o cidadão deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Ao observar a ação de um incendiário, observe as características físicas dele e, se possível, anote a placa do veículo, comunicando à Polícia Militar imediatamente, pelo 190.