Os consultórios de nutricionistas têm observado o crescimento da procura do público pré-diabético por uma alimentação mais saudável. Sendo um dos principais pilares da saúde, uma alimentação equilibrada desempenha um papel fundamental na prevenção e controle da doença.
A pré-diabetes é caracterizada quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2.
É um sinal de alerta do corpo muito importante e deve ser observado com cautela, já que é a única etapa do diabetes que ainda pode ser revertida, prevenindo a evolução da doença e o aparecimento de complicações.
Com essa alta na busca, os profissionais da nutrição oferecem orientações personalizadas, que então podem resultar em uma mudança significativa na vida dos pacientes. É o que explica a nutricionista Bruna Almeida:
A profissional ainda explica quais são as orientações gerais para os pacientes pré-diabéticos ou diabéticos que chegam até seu consultório.
A alimentação faz uma grande diferença na qualidade de vida das pessoas, auxiliando nos cuidados com a saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. No entanto, é importante alinhar a dieta com as particularidades do cotidiano de cada um.
Além de manter uma alimentação saudável, a melhor forma de prevenção e controle do diabetes é praticando atividades físicas regularmente e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Esses comportamentos sadios também previnem outras doenças.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução PhotoMIX-Company (pixabay.com)