O cenário econômico de Pará de Minas tem menos expectativa de melhora a cada dia. Isso vem refletindo a economia de todo o país, que atinge as mais variadas áreas.
O mais recente sinal desse processo é a queda das projeções do mercado para o crescimento da economia em 2024. A expectativa, que era de 2,09% de crescimento, caiu para 2,05%. Esse é o primeiro recuo na projeção deste ano desde junho de 2023.
E o que mais preocupa os empresários, segundo o Jornal da Manhã ouviu do comerciante Milton Guimarães, é que a situação não tem previsão de ser resolvida em curto prazo.
A reforma tributária é um dos fatores que tem preocupado os gestores.
Em contrapartida, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego caiu para 6,9% no trimestre encerrado em junho. Esse é o menor resultado trimestral desde o terminado em janeiro de 2015, que também registrou 6,9%.
As três atividades com mais ocupação foram o comércio, a administração pública e as atividades de informação e comunicação. Especialistas avaliam que esse cenário deve permanecer por algum tempo, o que levanta preocupações com a inflação e o aumento da renda.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM