As compras online têm conquistado mais espaço entre os consumidores. A praticidade e a comodidade do mercado virtual representam um aspecto bastante positivo dentro dos novos hábitos de consumo.
O preço das mercadorias também incentiva as transações on-line, uma vez que muitas apresentam diferença daquelas que são vendidas no varejo físico, devido aos custos de manutenção das lojas.
Segundo pesquisas recentes, mais da metade dos clientes já prefere o e-commerce a ter que frequentar as lojas físicas. São consumidores como Isabel Cristina, Ketrine da Silva e Vanessa Rodrigues, que não escondem os novos hábitos.
Mas embora o comportamento digital esteja em ascensão, as lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros.
Há quem prefira adquirir os produtos diretamente no estabelecimento comercial, afirmando ter mais garantia e qualidade nas compras, caso de José Geraldo de Matos. Ele e vários outros defendem que é melhor saber a procedência e o padrão da mercadoria antes de comprar, o que não é totalmente possível com o comércio digital.
No entanto, a integração entre canais físicos e digitais é uma tendência notável. Preocupados com a situação e buscando solução para a melhora no setor, muitos lojistas têm investido em sites e vendas pelas redes sociais, como forma de atrair mais o público. No cenário dos negócios, essas mudanças vêm para acompanhar o comportamento do consumidor e se tornam necessárias para a sobrevivência dos negócios.