Os números são reais e servem de reflexão para os condutores de veículos em geral. Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública mostra que metade dos acidentes de trânsito é provocada por falta de atenção.
Ouvir musica alta, traçar a rota do GPS com o carro em movimento e não largar a mão do celular são atitudes que favorecem batidas, capotamentos e atropelamentos. Só no primeiro semestre deste ano foram mais de 110 mil acidentes no território mineiro. A liderança das infrações recaiu sobre o uso de celulares ao volante, infração considerada gravíssima.
O crescimento do número de acidentes também é notado em Pará de Minas, mesmo sem a divulgação de números fracionados. No dia a dia, a população vem observando a sequência deles e manifesta preocupação.
De olho na realidade, agentes da Guarda Municipal têm ajudado na repressão e orientação dos condutores. Por aqui também o uso indevido do celular ao volante lidera as infrações de trânsito, mas o desrespeito aos locais de parada também se tornou frequente, segundo a inspetora da Guarda Municipal, Tainara Brandão:
E mesmo com o crescimento do número de acidentes, as ações realizadas pela Guarda Municipal têm contribuído para uma mudança efetiva no trânsito local:
A Guarda Municipal continuará atuando na fiscalização da cidade. Em casos de flagrantes de crimes de trânsito, a entidade tem a autoridade para lavrar os Autos de Infração, apreender veículos e também prender indivíduos pelas irregularidades. Em caso de denúncia, o número é o 153.