Uma onda de viroses. Esta é a sensação dos paraminenses que, nas últimas semanas, se viram acometidos por sintomas como mal-estar, náuseas e diarreia.
Ao procurar o atendimento médico, o diagnóstico é quase sempre o mesmo: virose. E isso quer dizer que o paciente foi acometido por alguma das mais variadas doenças provocadas por vírus que estão circulando pela região.
Para entender melhor esta situação, o JM conversou com o Doutor Werner dos Santos Copatto Costa, que é médico da família e comunidade, que deu detalhes sobre estas doenças que trazem sintomas semelhantes.
Doutor Werner explica que o fato de tantas pessoas estarem apresentando os mesmos sintomas se deve à transmissão dos vírus, que é facilitada pelo clima tropical e que vem apresentando transformações diante de tantas mudanças climáticas enfrentadas pelo planeta.
Perguntado sobre as formas de prevenção, o médico chamou atenção para a importância da higiene pessoal, dos ambientes e alimentos, assim como dos utensílios de uso coletivo.
E para quem já foi contaminado com os vírus, Doutor Werner orienta que as pessoas busquem ajuda médica, já que os sintomas estão relacionados a um grande número de doenças e por isso não há um tratamento específico. Ele destaca a importância da hidratação.
O médico deixa bem claro que a hidratação deve ser realizada de forma correta, para que o quadro não evolua para uma desidratação grave, que pode ser fatal, sobretudo para crianças e idosos.