Com o atual nível de competitividade, ter uma qualificação é indispensável para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, os cursos de formação profissionalizantes se tornaram um bom meio de especialização, atendendo as demandas da indústria e do comércio.
A aprendizagem profissional é uma forma de inserir jovens no mercado e de levar para as empresas mão de obra qualificada. Os cursos técnicos também têm sido procurados para especialização e até mesmo aperfeiçoamento dos que já exercem algum tipo de função.
Mesmo com essas vantagens, uma pesquisa divulgada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) levantou que 42% dos brasileiros de 14 a 24 anos conhecem pouco ou nada sobre a formação técnica.
No entanto, mesmo sem conhecimento sobre os cursos, eles demonstram curiosidade e interesse pelo assunto, segundo afirmou o diretor do Sesi/Senai, Ruperto Vega. A escola é uma das mais procuradas por quem deseja se qualificar melhor:
Mas embora os cursos de aprendizagem tenham maior frequência de alunos, a evasão dos cursos técnicos tem preocupado os gestores educacionais.
Em casos de desistência, a escola não consegue fazer a suplementação da vaga, sem a possibilidade de incluir um substituto na turma já formada.
Ainda segundo a pesquisa divulgada pelo Senai, o reconhecimento da relevância da formação técnica para a carreira é praticamente unânime: 95% consideram o curso profissionalizante importante para alcançar seus objetivos de vida.
Para os cursos de Aprendizagem Industrial e Técnicos do Senai, ainda não há previsão de início do processo seletivo. De acordo com Ruperto, a expectativa é que os editais saiam nos próximos meses.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM