Enquanto outros segmentos têm enfrentado grandes desafios para sobreviver, o mercado de produtos pets no Brasil vem mostrando mais força. Só no ano passado, o setor registrou um faturamento superior a R$67 bilhões e a expectativa agora para 2024 é de crescimento de até 15%. O curioso nesse mercado é que embora a concorrência seja muito grande, as empresas estão faturando bem, principalmente aquelas que gostam de inovações.
Nos grandes centros, por exemplo, a novidade está na criação de padarias com vendas de petiscos variados para os animais de estimação. Com produtos de aparência bem semelhante aos que são vendidos para os humanos, essas padarias são recentes e já começam a apresentar bons resultados.
Belo Horizonte já ganhou uma padaria nesse segmento e ela oferece desde pão, empadas e cupcakes até coxinhas, brigadeiros, quibes e refrigerantes. São produtos fabricados exclusivamente para o mundo pet. A proprietária passou cinco anos fazendo cursos e testes e é monitorada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Pará de Minas, assim como a grande maioria dos municípios do interior, ainda não dispõe de serviços assim.
No entanto, o segmento vem crescendo bastante nas clínicas veterinárias e nos pets shops especializados na comercialização dos produtos da linha pet. A avaliação dos empresários do setor é a melhor possível, segundo Naira Guimarães, proprietária da Fino Trato. Confirmando manifestações de várias empresas, ela afirma que os tutores dos animais de estimação têm demonstrado mais carinho e dedicação com os bichinhos ao investir no conforto, saúde e no bem-estar deles:
Ela confirmou também que existe uma preocupação dos tutores em relação à qualidade dos alimentos, tanto é que muitos fazem questão de manter as rações premium ou super premium, que são ricas em nutrientes e garantem refeições balanceadas. No entanto, é preciso que os tutores deixem a escolha da ração para os especialistas, uma vez que o processo exige conhecimento:
Naira também lembra que o mercado oferece alimentos específicos para a condição especial de cada animal, seja o tamanho, raça, se é castrado ou não e até mesmo limitações de saúde, como diabetes e obesidade.