O novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, mais conhecido pela sigla de LIRAa, será realizado em Pará de Minas a partir de hoje.
Ele é responsável pela apresentação de indicadores entomológicos, que permitem conhecer o número de focos do mosquito transmissor de Dengue, Chikungunya, Zica e da Febre Amarela Urbana. As análises contribuem para a elaboração das ações de controle das arboviroses.
O novo LIRAa será acompanhado de perto pelo coordenador da Vigilância Ambiental, Douglas Duarte. Ele falou ao Jornal da Manhã, explicando como o trabalho é realizado:
As residências são escolhidas através de sorteios dos quarteirões de cada bairro, com visitas em uma a cada quatro casas por rua, resultando, em média, na pesquisa de 20% de cada quarteirão visitado. Douglas pede a colaboração dos moradores, que são peça fundamental para o sucesso do levantamento.
O levantamento vai até sexta-feira (16), quando o resultado já será conhecido. Esse procedimento facilita o início do planejamento para o combate às arboviroses, previsto para acontecer a partir da próxima semana.