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Passageiros protestam sem parar contra os problemas do Terminal Rodoviário de Pará de Minas

15/08/2024

O funcionamento do Terminal Rodoviário de Pará de Minas tem gerado muita insatisfação entre os passageiros. Telefones que não atendem e venda de passagens em número maior que os assentos disponíveis nos ônibus, forçando a viagem em pé, estão entre as principais reclamações.

Mas os passageiros também reclamam bastante da falta de clareza no atendimento das empresas, já que muitas vezes as informações são distorcidas. Os que mais sofrem são aqueles que dependem desse transporte para as viagens a trabalho.

O problema não é de hoje, e apesar de tantas reivindicações da população a situação se mantém, causando muita indignação na cidade. O Jornal da Manhã foi procurado por várias pessoas e levou o assunto ao Departamento de Trânsito.

O coordenador do setor, Leandro Moura, reconhece as dificuldades mas informou que esse tipo de fiscalização não é de competência do município.

De acordo com Leandro, a demanda também fica a cargo das empresas. São elas que determinam quantas e quais as linhas são necessárias para o transporte intermunicipal e interestadual em Pará de Minas 
O Jornal da Manhã tentou buscar informações junto às empresas, especialmente a Santa Maria e a Sertaneja, que são as que têm mais linhas no terminal rodoviário. Funcionários dos guichês locais disseram que não têm autorização para se manifestar. 

E quando procuramos informações nas sedes das empresas, em Belo Horizonte, fomos informados de que os diretores não estavam e somente eles é que poderiam responder. O espaço continua aberto.

A sugestão do Departamento de Trânsito é que os passageiros insatisfeitos com a situação denunciem os fatos junto aos órgãos competentes, no caso o Departamento de Estradas de Rodagem (DEER-MG), ou os órgãos nacionais, caso do DNIT. 

O Jornal da Manhã acionou o DEER e o órgão informou que ainda não recebeu reclamações dos passageiros locais. Se isso acontecer, ele vai levantar a situação e cobrar das empresas melhor prestação de serviços.

E falando ainda sobre a questão do transporte coletivo, uma boa notícia. Dessa vez ligada à Turi. O Departamento de Trânsito informou que todos os ônibus da concessionária estão passando por vistorias.

Esse procedimento é realizado periodicamente, como medida de proteção dos passageiros e profissionais da empresa. Segundo Leandro Moura, a segurança sempre foi prioritária para o setor:
Estão sendo vistoriados os 28 ônibus que atendem as 23 linhas da Turi. A avaliação da frota vai até o final do próximo mês, para que a empresa consiga levar todos os veículos disponíveis ao serviço de inspeção.

Fotos: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM



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