A confirmação feita pela delegada de mulheres, Ana Cristina Bicalho, de que a violência contra o sexo feminino também está aumentando consideravelmente em Pará de Minas, deixou a população mais apreensiva. Os casos vêm se multiplicando, tanto no que diz respeito à violência física como psicológica. Lamentavelmente, crimes desta natureza se tornaram comuns por aqui também e as denúncias deságuam frequentemente na Delegacia de Mulheres.
Os consultórios psicológicos também vêm testemunhando o crescimento da violência a tal ponto que seus profissionais estão mobilizados em torno de campanhas de conscientização sobre a necessidade das denúncias. Só em Minas Gerais, nas últimas duas semanas, foram quase 15 assassinatos contra mulheres, sendo que a maioria das vítimas perdeu a vida por acreditar que não haveria uma segunda agressão.
Os psicólogos reconhecem que em muitas situações é difícil perceber o relacionamento abusivo, porque as vítimas estão emocionalmente envolvidas, mas as mulheres precisam aprender mais rapidamente a perceber os sinais. Segundo Ana Gabriela Araújo, abrir os olhos para esta triste realidade pode representar a salvação de uma vida. E isso vale para as mulheres em geral, principalmente as que são mães:
A psicóloga Ana Gabriela também sugere às mulheres que façam boas escolhas e isso vale desde o namoro:
De fato, as escolhas são muito importantes. Foi por não conhecer direito o homem com quem namorou por pouco tempo e depois se casou, que mais uma mulher foi assassinada em Minas Gerais.
Quando ela disse ao companheiro que não mais desejava viver com ele, foi agredida e arrastada até um local onde permaneceu amarrada, sendo estuprada constantemente durante três dias, até ser resgatada pela policia. O crime aconteceu no Norte do estado.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução Alexas_Fotos (pixabay.com)