A celebração de uma missa, no início da noite de ontem, marcou a entrega do novo cemitério de Pará de Minas à população. Ele também foi construído no bairro Nossa Senhora de Fátima. Localizado na rua João Pinheiro, a uma distância curta do Cemitério Santo Antônio – que está superlotado – o Cemitério Parque foi projetado para atender a demanda do município pelos próximos 80 anos.
A estrutura tem 40 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para 10 mil túmulos. No entanto, nessa fase inicial, a prefeitura vai disponibilizar 250 túmulos. O Cemitério Parque foi inspirado nos modelos existentes nos grandes centros urbanos, onde a identificação dos mortos acontece por meio de pequenas cruzes, sem a edificação de túmulos.
Além da área destinada aos sepultamentos, existem quatro salas para velórios, gavetas mortuárias e o necrotério que deve ser destinado ao Instituto Médico Legal de Pará de Minas (IML). A área de estacionamento também é muito grande. Falando com a imprensa, o prefeito Elias Diniz destacou outras características do novo cemitério:
A construção do Cemitério Parque foi acompanhada de perto pelo secretário de Obras, Dimitri Morais, e ele chamou atenção para a possibilidade de funcionamento também de um crematório:
O antigo cemitério de Pará de Minas – o Santo Antônio – continuará funcionando, já que muitas famílias possuem túmulos lá. Mas a partir de agora, os outros sepultamentos já serão feitos no Cemitério Parque. E existe a perspectiva da gestão dos dois cemitérios ser terceirizada, através de licitação pública, conforme está sendo cogitado pela prefeitura.
Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM