Aberta oficialmente ontem a campanha para as eleições municipais, com a liberação das propagandas e dos pedidos de votos de forma virtual e também nas ruas.
A mobilização dos candidatos deve seguir até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro. A Justiça Eleitoral permite a distribuição de santinhos, caminhadas, carreatas, comícios e uso de equipamentos de som até a transmissão desses eventos pelas redes sociais.
A campanha também já começou com o lançamento de sites e pedidos de votos pelas redes sociais e aplicativos de mensagem. E foi uma surpresa para muitos cidadãos que só perceberam o período eleitoral agora.
Nas ruas, muitos manifestaram curiosidade em relação aos candidatos, inclusive aproveitando o momento para comentar suas expectativas:
A Justiça Eleitoral também divulgou algumas proibições na campanha. Dessa vez os candidatos não poderão, por exemplo, pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet. A proibição vale, inclusive, para aqueles que queiram manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.
Outra novidade é a disponibilização do aplicativo Pardal, na versão 2024. A ferramenta criada pela Justiça Eleitoral serve para monitorar e denunciar propaganda irregular. Na versão atualizada foi incluída uma funcionalidade para denunciar irregularidades nas campanhas eleitoras pela internet. O Pardal pode ser baixado gratuitamente para dispositivos Android e IOS, com versões atualizadas que já estão disponíveis.
Este aplicativo recebe apenas denúncias de propaganda irregular. Dentro dele há, também, um botão que direciona as pessoas para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral, quando a queixa envolver desinformação. E no caso dos crimes eleitorais, a denúncia deve ser encaminhada para o Ministério Público Eleitoral.
Fotos: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM