O bispo diocesano de Divinópolis, Dom Geovane Luís da Silva, publicou uma carta destinada aos fieis, tratando sobre as eleições municipais. No texto, o religioso destaca 12 pontos sobre o posicionamento da Igreja Católica durante o período eleitoral.
Dom Geovane esclarece que a Igreja não tem candidatos nem partidos, mas critérios e valores baseados no Evangelho, em vista do bem comum. Com isso, a Igreja pode ajudar o povo na identificação dos aspectos a serem atendidos dentro da política, mas sem a menção a nenhum candidato ou partido específico.
O bispo ainda destacou no documento, a livre escolha dos candidatos pela comunidade, através do voto consciente. Ele ainda ressaltou que os fieis católicos devem observar condutas éticas que correspondam aos valores da Igreja na hora de escolher um representante político.
No texto, o sacerdote reforça o apelo aos candidatos de que “evitem [...] ataques pessoais que prejudiquem não só a campanha, mas a concórdia social.” Ainda foi destacado o papel indispensável da honestidade durante o pleito.
Além das recomendações, o documento enfatiza que os presbíteros não podem se candidatar nem promover propaganda em favor de partidos ou candidatos e que “não será permitida a locação de imóveis das paróquias e instituições vinculadas à Diocese para subsidiar a realização de campanhas políticas”.
O representante diocesano termina a carta destinada ao “Povo de Deus” desejando “que Deus abençoe todos os candidatos” dos municípios pertencentes à Diocese e que os políticos eleitos “se empenhem na busca da necessária política melhor, visando o bem comum, a unidade, a paz e a justiça social”.
Foto: https://diocesedivinopolis.org.br/clero/dom-geovane-luis-da-silva/