Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Preconceito contra a idade, maus tratos e violência patrimonial: crimes contra os idosos estão crescendo

19/08/2024

O crescimento da violência contra os idosos acendeu mais um alerta na população. Em Minas Gerais, por exemplo, nos últimos quatro meses, perto de 35 mil pessoas acima dos 60 anos sofreram algum tipo de violência. 

Esse número representa, em média, 12 vítimas por hora. Tristemente a situação reflete o cenário brasileiro onde a cada dois meses quase 30 mil idosos são vítimas de violência.

Os casos de negligência disparam na frente, de acordo com levantamentos das entidades da área dos direitos humanos. Em seguida, aparecem as situações de risco à saúde, tortura psíquica, maus tratos e a violência patrimonial.

Lamentavelmente, o cenário em Pará de Minas é o mesmo, segundo confirmou Aparecido Luís Araújo, presidente do Conselho Municipal do Idoso:

radiosantacruzfmg.com.br · Aparecido Luís Araújo 01

Já no mercado de trabalho, os idosos costumam enfrentar o etarismo, que é o preconceito em relação à idade da pessoa. Essa situação também é muito frequente por aqui:

radiosantacruzfmg.com.br · Aparecido Luís Araújo 02

O Conselho do Idoso trabalha com as orientações para esse público e as respectivas famílias. O órgão também mantém em atividade diversos projetos voltados para conscientização, convivência, relacionamento familiar, fortalecimento de vínculos, saúde mental e física deste público. 

radiosantacruzfmg.com.br · Aparecido Luís Araújo 03

A melhor forma de denunciar os casos de violência contra o idoso é pelo Disque 100. Esse canal de atendimento é destinado a receber demandas relativas às violações de Direitos Humanos. 

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, recebendo um número de protocolo para que a pessoa acompanhe o andamento da solicitação.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz





Veja também



Início  84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis