A qualidade dos materiais e equipamentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas está sendo alvo de críticas pela população. Segundo as reclamações, vários pacientes precisam refazer as intervenções devido ao baixo padrão dos insumos.
O assunto foi levantado pelo vereador Léo do Depósito, durante pronunciamento na Câmara Municipal. Ele disse que em visita às UBS’s da região Norte constou a situação e a partir daí passou a sugerir a construção de um plano de manutenção preventiva para os equipamentos.
Procurada para esclarecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu em nota que “a rede pública de saúde está preparada e estruturada para oferecer o melhor atendimento à população, incluindo a promoção da saúde bucal e que não recebeu reclamações de pacientes sobre problemas relacionados a esses itens”.
Também foi informado pela pasta que, “o alto nível da assistência ofertada aos pacientes é assegurado pela utilização de equipamentos e insumos de qualidade, muitos dos quais consagrados em nível nacional”.
Os materiais odontológicos são comprados através de processo licitatório, seguindo descritivo técnico para que sejam atendidas as demandas do serviço. Todos eles passam por um criterioso processo de aprovação, com base na legislação vigente e na recomendação de órgãos, como a Anvisa.
Para assegurar o melhor aproveitamento e a utilização dos insumos, a Secretaria Municipal de Saúde oferece, inclusive, orientações para os profissionais do setor de forma que aqueles que tiverem alguma dificuldade de manuseio possam saná-las.
Ainda segundo a nota, “por meio da atuação das 21 Equipes de Saúde da Família que atuam nos consultórios odontológicos instalados nas UBS’s, a assistência é iniciada na Atenção Primária à Saúde, chegando ao nível secundário, para atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas”.
Foto Capa: Ilustrativa/pixabay.com
Foto Entrevistado: Arquivo/Rádio Santa Cruz