Vai ser sepultado hoje, às 11 horas, no Cemitério Santo Antônio, o corpo do engenheiro Milton Cunha. Ele morreu em casa, aos 89 anos de idade, cercado do carinho da família.
Milton Cunha nasceu em São João del-Rei, mas passou a maior parte da vida em Pará de Minas, cidade que escolheu para viver e criar a família. Ele chegou aqui em 1.966, para assumir a chefia da 3ª Coordenadoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Durante os longos anos em que permaneceu no cargo, o engenheiro contribuiu muito com o desenvolvimento econômico da região, abrindo várias estradas e construindo inúmeras pontes.
Foi ele quem também construiu a sede do DER, no final da avenida Presidente Vargas, além de casas no bairro Santos Dumont, para abrigar os funcionários do órgão.
Muito bem entrosado com a comunidade e entendendo que o papel do DER também era o de promover o desenvolvimento social do município, ele sempre promovia a parceria do órgão com entidades locais, beneficiando a coletividade.
Quando se aposentou, junto de alguns amigos fundou a indústria de fabricação de pisos que recebeu o nome de Revex, hoje com a denominação de Segato.
Milton Cunha também teve grande atuação filantrópica na cidade, assumindo vários movimentos. Foi voluntário da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, por muitos anos, ministrando palestras e cursos para as famílias. Foi ele quem fundou o Movimento de Jovens, realizando as primeiras reuniões em sua própria casa.
Grande incentivador da cultura, também participou de vários projetos. Foi um dos fundadores da TVI e chegou a assumir a direção da Banda de Música Lira Santa Cecília, em um período de difícil sobrevivência da corporação.
Por uma única vez, enveredou-se na vida pública, candidatando-se a prefeito em 1.982, sendo vencido por Antônio Júlio de Faria. Deixa viúva Lenir Cunha, que sempre foi sua parceira em todas as atividades, e quatro filhos: Guiomar, Milton, Cidinha e Francisco.
A direção do DER em Minas Gerais divulgou uma nota de pesar. O texto descreve Milton Cunha como um engenheiro dedicado e competente, que sempre lutou pela engenharia mineira, participando da construção do parque rodoviário do Estado, além de coordenar inúmeros serviços e obras que promoveram o desenvolvimento do território mineiro.
Foto: Redes Sociais /reprodução