Levantamentos apontam que o valor do aluguel continua elevado no país. De acordo com o Índice FipeZAP, os preços de locação dos imóveis de dois quartos apresentaram uma valorização de 1,24%, enquanto as unidades com quatro ou mais quartos registraram 0,89%.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, a média de aumento dos aluguéis foi de 1,03% e quando se fala em aluguel de imóveis comerciais, a situação é mais complicada.
A supervalorização também pode ser percebida em Pará de Minas, principalmente no segmento comercial. O preço do aluguel aparece entre as principais reclamações dos comerciantes locais, que lutam para se manter no mercado diante de um cenário de vendas abaixo do esperado.
E pela lógica de mercado, quanto melhor o ponto, com boa localização e estrutura moderna, mais caro o aluguel. O engenheiro Sérgio Ferreira se especializou na construção e compra de imóveis para locação em Pará de Minas e Belo Horizonte.
Segundo ele, quanto mais rentável o negócio, melhor para que o empreendedor acesse imóveis bem localizados e valorizados nos pontos comerciais da cidade.
Para quem ainda não conseguiu certo grau de estabilidade, ou realiza atividade de menor potencial econômico, a dica é optar pelos pontos alternativos de comércio, em vias paralelas às ruas principais ou mesmo nos bairros, onde, inclusive, já é perceptível a tendência de migração dos empreendedores.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz/ Amilton Maciel
Foto: Ilustrativa/Natee Meepian-Shutterstock