O escritório da Emater em Pará de Minas tem registrado aumento do número de trabalhadores do campo, que buscam no órgão a comprovação de sua atividade rural. Não é de hoje que esta classe trabalhadora enfrenta dificuldades para comprovar a atividade já que, na maioria das vezes, o desempenho das funções acontece sem vínculos trabalhistas.
E quando é necessário buscar o auxílio do INSS, seja para um benefício de auxilio doença ou mesmo a aposentadoria, o trabalhador fica desamparado. É aí que entra a ajuda da Emater já que o órgão mantém seus sistemas bem atualizados.
Neles consta o registro de todos os serviços prestados aos trabalhadores, para que eles possam ter a comprovação necessária na hora de fazer o requerimento dos benefícios como segurado especial na Previdência. O extensionista da Emater, Fábio Alves de Morais, afirmou que esta documentação tem sido a tábua de salvação de muitos trabalhadores da região.
Segundo Fábio, a procura pelos relatórios e registros acontecem diariamente.
Importante lembrar que a Emater segue oferecendo uma série de outros serviços de apoio ao homem do campo. Quem fala do assunto é a extensionista de bem-estar social, Kênia Lasmar de Moura.
Lembrando que a Emater de Pará de Minas, funciona dentro do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro João Paulo II.