Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Ataques de abelhas na cidade podem aumentar: Secretaria de Meio Ambiente explica o motivo

26/08/2024

O ataque de abelhas no bairro Recanto da Lagoa preocupou toda a população na última quinta feira. O acontecimento recordou outro caso de ataque dos animais na Serra do Cristo Redentor, em setembro do ano passado. O incidente resultou na morte de um funcionário da prefeitura que trabalhava no local. 

Na ocasião, João Camilo de Oliveira Filho, de 55 anos e outros servidores faziam a limpeza de um terreno no Parque da Serra do Cristo quando foram atacados pelas abelhas. O homem recebeu aproximadamente 600 picadas, e faleceu após ficar 28 dias internado. As abelhas só atacam quando acha que estão sendo ameaçadas.

Com a ferroada, o inseto deixa um feromônio que tem um cheiro que sinaliza para as outras abelhas que a pessoa é um ‘inimigo’ e isso atrai o restante do enxame. 
Este tipo de incidente tem se tornado mais frequente com o aumento de incêndios florestais, que provocam a migração das abelhas para áreas urbanas.

O secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco esclarece que em muitos casos as abelhas não são nativas e, por isso, tendem a ser mais agressivas. A tentativa de criar ou manejar os animais sem o devido preparo pode causar graves acidentes. 
José Hermano destaca os procedimentos a serem adotados para a retirada dos enxames. 

Com relação ao veneno das abelhas, é possível ter reações alérgicas ou uma intoxicação. Em caso de pessoas alérgicas, uma picada pode desencadear diversos tipos de reação. Já em intoxicações, são pessoas não alérgicas que tomam um número grande de ferroadas e o volume de veneno injetado no organismo é alto. 

Por isso, ao ser picado por abelhas é importante procurar atendimento médico rapidamente para o tratamento adequado. Ao se deparar com uma colmeia, é importante sair o mais rápido e silenciosamente possível de perto, para não atrair as abelhas. Em casos de ataque, a indicação é correr e procurar abrigos em locais fechados. 

Para orientações sobre a retirada das colmeias, basta procurar o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente também fica à disposição para maiores esclarecimentos. 

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Ilustrativa Reprodução TerriAnneAllen (pixabay.com)



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis