Os golpes online estão mais frequentes e têm assustado bastante a população pela engenhosidade dos criminosos, que são sempre muito criativos. Segundo pesquisa recente, realizada no Brasil pela NordVPN, aproximadamente 92% dos usuários de internet já se depararam com pelo menos uma tentativa de golpe nos últimos dois anos.
Além disso, 30% dessas pessoas já perderam dinheiro com isso. Na maioria dos casos, são valores que giram entre R$200,00 e R$500,00. Boletos falsos, QR codes adulterados, ameaças por aplicativos falsos e ofertas de empregos fraudulentos representam a maioria dos golpes online. Além disto, os golpistas também usam informações para se passar por amigos das vítimas e solicitar dinheiro.
Os golpes com links para páginas falsas, onde os usuários são induzidos a fornecer dados pessoais, inclusive informações de cartões de crédito, também são muito comuns, assim como o falso suporte técnico e bancário ao cliente. Muito frequentes também são os golpes de falsos produtos e anúncios em plataformas de vendas online, segundo informou a advogada do Procon de Pará de Minas, Mariana Carvalho Gontijo Roque.
Ela confirma que as vítimas, em geral, são frágeis:
Mariana pede que as pessoas fiquem bem atentas, principalmente nas situações com pedidos de envio de dinheiro por supostas instituições financeiras.
A advogada esclarece também os procedimentos que devem ser tomados nesta situação e qual é a atuação do Procon.
Além das ligações que simulam o atendimento de suporte bancário ou sobre compras exorbitantes no cartão de crédito, os estelionatários também estão se apresentando como funcionários dos Correios, cobrando uma suposta taxa de importação.
É preciso ficar atento e sempre procurar as instituições oficiais antes de fazer qualquer pagamento. Outra dica é navegar por sites confiáveis, criar senhas fortes para proteger as contas e nunca compartilhar dados sensíveis.
Fotos: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM