As novas tecnologias, sobretudo aquelas relacionadas à internet e aos smartphones, têm avançado bastante. A praticidade está na palma da mão, desde as ações mais simples, como ouvir música e enviar mensagens, até as mais complexas e criteriosas, como assinatura de um contrato ou uma transação financeira.
E é justamente aí que mora o problema. Muitas pessoas ainda não se adaptaram às novidades da tecnologia e por isso acabam enfrentando dificuldades, especialmente em relação às transações bancárias.
De acordo com a advogada do Procon de Pará de Minas, Mariana Carvalho Gontijo Roque, o serviço bancário aparece no topo das reclamações registradas pelo órgão no município. E grande parte dos reclamantes é composta por pessoas com mais de 60 anos e aposentadas, público que é mais vulnerável no campo digital.
A advogada orienta as pessoas com dificuldades em compreender e-mails, mensagens digitais e outros tipos de contatos vindos pela internet, que procurem ajuda antes de clicar em links ou aceitar qualquer tipo de proposta. E caso seja necessário, que busquem o apoio do Procon, que está sempre aberto para melhor orientar os consumidores.
E falando em Procon, a advogada aproveita para esclarecer uma questão que tem chamado atenção de muitas pessoas. É que o órgão tem registrado, ultimamente, a procura de muitos cidadãos vindos cidades vizinhas que acabam voltando para casa sem tem o problema resolvido.
Isso acontece porque o Procon é um órgão municipal, exclusivo para o atendimento dos que moram em Pará de Minas. Mesmo com essa restrição, ninguém sai sem receber uma boa orientação:
O Procon de Pará de Minas funciona na rua Sacramento, 317, no centro da cidade. Informações pelo telefone 37 / 3233 5690.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM