Sem tempo pra curtir depressão dentro de casa. Cada vez mais os idosos estão se mostrando dispostos a aproveitar o tempo livre da aposentadoria para passear, viajar e curtir a vida. De acordo com o Ministério do Turismo, esse público representa mais de 15% dos turistas que circulam pelo país.
Além dos destinos clássicos do público 60+, como Aparecida, Araxá, Caldas Novas e Holambra, para onde geralmente são realizadas grandes caravanas, também conhecidas como ‘especiais’, existe ainda grande procura pelos pacotes especializados nas agências de viagens.
Conhecer o Brasil, de forma mais aventureira, também faz parte do novo perfil dos idosos viajantes que buscam aproveitar até mesmo o benefício do passe-livre para este objetivo. Esse quadro também pode ser observado em Pará de Minas, onde tem crescido a procura pelas carteirinhas que garantem aos idosos o transporte gratuito, seja em âmbito municipal, estadual ou interestadual.
O Estatuto do Idoso prevê que os maiores de 65 anos têm direito à gratuidade na utilização dos transportes públicos coletivos e é atrás deste documento que muitos procuram o CRAS Central. A coordenadora do serviço, Ana Paula Campos Silveira, falou sobre a demanda ao Jornal da Manhã e explicou como é possível conseguir as carteirinhas:
O gov, mencionado por Ana Paula, é a plataforma do Governo Federal na internet (gov.br), onde são solicitados os serviços públicos. Basta clicar na aba ‘Assistência Social’ ou pesquisar na barra de buscas sobre a emissão do documento.
Importante: ter a carteirinha do idoso não garante o passeio. Para adquirir as passagens interestaduais com gratuidade ou desconto, é necessário solicitar a reserva através dos canais de atendimento da empresa de transporte.
No momento da solicitação é preciso apresentar um documento de identificação com foto e que comprove a idade, como a RG, CNH ou passaporte. Só então será realizada a reserva. Também é recomendado que o idoso compareça ao terminal rodoviário até 30 minutos antes da hora do embarque, para não perder o direito ao assento reservado.
Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas