Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Já estão em Pará de Minas as urnas que serão usadas nas eleições: equipamentos são mais modernos

29/08/2024

Chegaram a Pará de Minas as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 6 de outubro. A chegada dos equipamentos estava prevista para amanhã, no entanto, foi antecipada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

O cartório recebeu 261 urnas que estão sendo conferidas individualmente. Ao final do procedimento, será enviado um relatório detalhado ao TRE constando as condições de uso delas.

O chefe do Cartório Eleitoral, Moisés Januário Almeida, informou ao Jornal da Manhã que os modelos são mais novos do que aqueles que foram utilizados nas eleições de 2022, começando pelo leitor de biometria.

Diante disso, ele acredita que o processo de votação será bem rápido, até mesmo pelo fato dos eleitores só precisarem escolher dois candidatos – prefeito e vereador:

Moisés também tranquiliza os eleitores que não têm intimidade com a tecnologia. Ninguém precisa se preocupar, porque o passo a passo da votação é muito simples:

As 261 urnas serão somadas às oito que já estavam no Cartório Eleitoral para treinamento, totalizando 269. Como a Comarca tem 253 seções eleitorais, a sobra é de 16 urnas, para o caso de substituição devido a algum defeito.

No final de setembro todas elas receberão a carga oficial do TRE, com os nomes dos candidatos homologados pela Justiça Eleitoral. Esse procedimento acontece praticamente às vésperas das eleições, devido ao prazo de análise dos pedidos de impugnação de nomes.

Composta por quatro municípios – Pará de Minas, Onça de Pitangui, São José da Varginha e Pequi – a Comarca tem 78.901 eleitores. O treinamento dos mesários que vão atuar no dia já foi iniciado.

E a campanha eleitoral em Minas Gerais tem recebido uma média de 160 denúncias de propaganda irregular por dia, apenas por meio do aplicativo Pardal. O balanço dos primeiros dez dias do serviço foi informado pelo Tribunal Superior Eleitoral, responsável pela plataforma.

Minas Gerais é o segundo estado com mais denúncias, atrás apenas de São Paulo. Em seguida, aparecem Pernambuco e o Rio Grande do Sul. Já em âmbito nacional, o aplicativo Pardal já recebeu mais de 14 mil denúncias, o que dá, em média, uma por minuto.

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis