O Conselho Municipal de Educação reuniu os seis candidatos que disputam a Prefeitura de Pará de Minas em um encontro no auditório da Fapam. O evento foi totalmente focado no tema, reunindo Ana Paula Couto, Andreia Paulino, CarlinLula, Daniel da Sucata, Inácio Franco e Zé Cornélio.
A iniciativa do Conselho da Educação se deve à importância do setor para o desenvolvimento da comunidade. Segundo os organizadores, a educação precisa ser tratada como uma política de Estado, evitando retrocessos e respeitando a importância dos profissionais que se dedicam a tão nobre atividade.
Durante o encontro, os prefeitáveis tiveram a oportunidade de falar sobre seus projetos educacionais e também de analisar as reivindicações apresentadas na chamada Carta Compromisso, documento elaborado pelo Conselho, contendo propostas para melhor desempenho da educação no município.
Com 24 páginas, o documento apresenta várias reivindicações, entre elas uma gestão pública na área educacional, com critérios técnicos de mérito. O Conselho também pede que a indicação para os cargos comissionados e de secretários recaia sobre servidores de carreira competentes e éticos, para uma gestão democrática e eficiente.
A Carta Compromisso ainda reivindica a implantação do sistema próprio de ensino, a exemplo do que acontece em Itaúna, Nova Serrana e Bom Despacho. Inclusive, Divinópolis já está com o projeto pronto para implementação.
Outro ponto destacado no documento é a necessidade de criação do Plano Municipal de Educação pela Primeira Infância e do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração, do quadro dos servidores em Educação.
Todos os candidatos assinaram o documento que, a partir de hoje, passará a ser divulgado pela entidade.
Fotos: Reprodução