Principal entrada do bairro São Francisco, a rua Porciúncula está passando por grandes transformações. Os imóveis residenciais estão cedendo espaço aos empreendimentos comerciais e o número de moradores caiu bastante.
Quem passou por aquela via nesses últimos dias teve a oportunidade de avistar a demolição de mais duas casas antigas, onde serão construídas seis lojas, e três placas de ‘Vende-se’, em outros imóveis. A maioria das famílias decidiu mudar de endereço diante do barulho da rua, devido ao grande número de veículos e pedestres que circulam o dia inteiro por lá.
Mas o principal motivo mesmo é a oportunidade de fazer bons negócios. Um lote na rua Porciúncula está valendo mais de R$1,5 milhão, independente do estado de conservação da casa. Os investidores reconhecem a supervalorização imobiliária da rua em questão, mas continuam otimistas em relação ao retorno financeiro. Juscelino José Duarte, por exemplo, está demolindo duas casas que serão transformadas em excelente ponto comercial:
De olho no crescimento econômico da rua Porciúncula, o comerciante Nilson Mendes decidiu voltar. Alugou um imóvel de esquina, ao lado da loja Santa Cecília, onde montou um restaurante, e já percebe o retorno do investimento:
O comerciante Evander Costa foi um dos primeiros a se estabelecer na rua Porciúncula, há 29 anos. Naquela época, ninguém falava em comércio de bairro a não ser o pequeno grupo que apostou no crescimento da cidade. Pioneiro, o Centro Comercial São Francisco cresceu ao longo dos anos, tornando-se o maior da cidade. Evander enxerga o sucesso de várias maneiras:
O Centro Comercial do bairro São Francisco é o que mais se destaca na cidade, no entanto, outros bairros também estão assistindo ao fortalecimento de suas economias, diante da mudança de comportamento dos consumidores. Muitos preferem a praticidade de fazer compras perto de suas casas.