O Jornal da Manhã divulgou nesta quinta-feira um alerta à população em geral. Pará de Minas registrou, nos últimos dias, cinco mortes provocadas por pneumonia. A doença chegou, inclusive, a tirar a vida de uma criança de quatro anos, na última terça-feira.
Os dados foram levantados na Secretaria Municipal de Saúde, assustando até mesmo profissionais acostumados a lidar com tristes estatísticas. Segundo informações, a doença tirou a vida de pessoas de várias idades.
Algumas foram acometidas pela chamada pneumonia silenciosa, que tem preocupado bastante os médicos. É uma doença com sintomas diferentes e, em alguns casos, a demora pela procura por atendimento pode piorar o quadro do paciente.
A pneumonia silenciosa é um tipo de condição respiratória que não apresenta os sinais mais comuns da doença, como tosse com secreção e febre alta. É uma forma grave de inflamação nos pulmões, considerando que os pacientes demoram para procurar atendimento médico.
Especialistas alertam que a pneumonia silenciosa demonstra menos sintomas do que a pneumonia clássica, por isso a qualquer manifestação respiratória fora do normal, sobretudo mais arrastado, merece avaliação médica.
Os sintomas da pneumonia silenciosa são: tosse, secreção no nariz, mal-estar semelhante ao da gripe, pressão no peito, fraqueza e dor no corpo. As medidas de prevenção envolvem vacinação, higiene das mãos e hábitos saudáveis.
Foto Ilustrativa Reprodução valelopardo (pixabay.com)