Os reflexos das queimadas continuam assustando a população de Pará de Minas, diante de tantos prejuízos para a natureza e a fauna em geral. A situação também tem causado problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos, provocados pela fumaça e a fuligem.
A Secretaria Municipal de Saúde tem acompanhado de perto o problema, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a própria Polícia Ambiental. No entanto, é muito difícil identificar os suspeitos desse tipo de crime.
O secretário José Hermano Franco falou ao Jornal da Manhã, informando que tem promovido diversas ações na tentativa de inibir os incendiários, mas reconhece que o desafio é muito grande:
A destruição do solo é um dos principais fatores de risco das queimadas porque, além de devastar a cobertura vegetal, muitos dos nutrientes são perdidos, empobrecendo a terra. Para além da agricultura sem cobertura vegetal nas áreas de nascentes, as fontes de água podem até mesmo desaparecer.
A recuperação das áreas atingidas pelo fogo é lenta e difícil, podendo levar muitos anos. José Hermano recomenda às pessoas que denunciem os incêndios criminosos, pelo 193 do Corpo de Bombeiros ou elo 190 da Polícia Militar. Outras informações pelo 37/ 3233 5878.