Um levantamento realizado pela Prefeitura de Pará de Minas, a pedido do Jornal da Manhã, revelou os bairros onde está existindo maior procura para compra e venda de imóveis no município.
De acordo com os dados divulgados por Paulo Antônio Duarte, coordenador da Comissão de Avaliação do Departamento de Bens Imobiliários, a maior parte das transações no segmento tem acontecido em três bairros: Cores de Minas, Alta Vila, que fica em frente ao Eldorado, e no Residencial Veredas, atrás do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.
Segundo Paulo, todos os dias a prefeitura realiza vários processos de transferências imobiliárias e os lotes ou casas nesses três bairros estão entre as principais. A justificativa dos investidores no primeiro imóvel se deve ao padrão dos empreendimentos, além da boa localização. A região onde estão o Cores de Minas, o Alta Vila e o Veredas é a que mais cresce na cidade.
O levantamento também mostra que 70% das transações imobiliárias são realizadas por meio de financiamentos. Atrás dos três bairros citados aparecem o Jardins, que fica atrás da concessionária Pavepe, e o Residencial São Luiz.
Por outro lado, o Departamento de Bens Imobiliários informou que a compra e venda de imóveis de alto padrão no bairro São José diminuiu. É que as famílias de maior poder aquisitivo estão encontrando dificuldade para manter suas casas, seja pelo alto custo de vários funcionários ou pela escassez de mão de obra.
É aí que entram os edifícios de luxo, em regiões mais centrais. Além de oferecer todas as vantagens para o perfil desse público, os imóveis são menores, portanto, mais fáceis de serem conservados. O valor médio de apartamentos desse nível, ainda na planta, chega a R$1,6 milhão.
Outra constatação do setor imobiliário em geral é que os compradores com mais dinheiro no bolso estão preferindo adquirir lotes menores para investir em projetos pessoais do que comprar casas grandes, que nem sempre atendem ao gosto do candidato.
Por fim, o Departamento de Bens Imobiliários informou que os chacreamentos ao redor de Pará de Minas passaram a ser muito procurados por famílias de alto poder aquisitivo. Nesses espaços, elas fazem construções mais voltadas para o lazer dos fins de semana.
Foto Ilustrativa: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM