O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pará de Minas está levantando uma questão importante sobre os processos de escolha dos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal.
O tema surgiu a partir da análise da Resolução Nº 1922, publicada no último mês de agosto, estabelecendo normas para a escolha de servidor em cargos de provimento e cargos de comissão, como é o caso de diretor e vice-diretor dos estabelecimentos de ensino.
Ao analisar a resolução a entidade percebeu divergências com outro documento que já tratava do assunto. A presidente do sindicato, Tânia Valeriano Leite, está preocupada:
A sindicalista exemplifica as divergências que, segundo ela, comprometem o processo democrático de escolha dos diretores escolares.
O sindicato convocou o Conselho Municipal de Educação para emitir um parecer a respeito e a conclusão já foi encaminhada à Comissão de Educação da Câmara Municipal, para que seja pensada uma solução para o problema. A expectativa do sindicato é que os vereadores apoiem a causa, solicitando as devidas adaptações no documento.