Com o encerramento das inscrições para o programa Jovem Aprendiz, no final de agosto, a Rede Cidadã já iniciou a convocação para a segunda etapa de seleção dos novos talentos. A expectativa de 250 cadastros foi superada e a instituição registrou mais de 300 candidatos em Pará de Minas.
Agora, os adolescentes estão sendo convocados para as atividades da Trilha do Desenvolvimento, que é a segunda etapa da contratação do programa, onde o jovem passa por uma capacitação socioemocional e do mundo do trabalho. Só a partir desse treinamento é que ele entra para a central de talentos e é encaminhado para as empresas.
Todos os que realizaram o cadastro serão chamados para a qualificação, que dura nove dias. No entanto, não há certeza nem previsão da contratação porque isso acontecerá de acordo com as demandas dos estabelecimentos.
E uma situação que está acontecendo na cidade é que a Rede Cidadã tem se deparado com a ausência dos jovens nessa segunda etapa da inscrição. De acordo com Jefferson Santos, assistente de território da instituição, para a primeira turma, compareceram apenas 14 dos 26 convocados.
O não comparecimento pode atrapalhar outros candidatos que estejam interessados em participar da formação.
Os candidatos que não compareceram agora vão para o final da fila de encaminhamentos. Jefferson também afirmou que o comprometimento dos adolescentes é essencial para o bom desempenho no mercado de trabalho.
A Rede Cidadã informou que não é possível especificar o número de jovens que serão contratados através das inscrições deste ano, já que a quantidade de vagas depende da disponibilidade das empresas parceiras. A expectativa é que as inscrições sejam reabertas em 2025, após o encaminhamento dos que já estão cadastrados no programa Jovem Aprendiz.