Já de olho no final do ano, muitas pessoas têm procurado as agências de viagem em busca de oportunidades de passeios durante as férias escolares e dos recessos das celebrações de Natal e Ano Novo.
A busca pelos destinos mais badalados do Brasil e do mundo segue a tendência de mercado, com grande destaque para o mercado interno, ou seja, viagens nacionais.
No entanto, o que vem conquistando mesmo a preferência dos consumidores são as viagens na baixa temporada, segundo informação de Vitor Grassi, que é agente da Oriente Viagens. É que deixando de lado as datas mais movimentadas, os preços caem consideravelmente:
Além dos valores menores, viajar na baixa temporada também tem outras vantagens, como menos turistas e filas, além de atendimento personalizado. De acordo com Vitor, o destino nacional mais procurado pelos paraminenses continua sendo Porto Seguro, na Bahia.
As águas termais de Caldas Novas, em Goiás, também são bem procuradas. Já internacionalmente, Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile, vêm atraindo mais. E os brasileiros têm viajado, viu? A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE, levantou que no ano passado houve mais de 21 milhões de viagens no país.
Esse número é 71,5% maior que o registrado durante a pandemia. Ainda segundo o estudo, 97% das viagens foram feitas para dentro do país. Quanto às viagens internacionais, elas totalizaram 641 mil em 2023, sete vezes mais o número observado em 2021.