Os candidatos da coligação Experiência e Juventude, composta por Inácio Franco e Luiz Lima, abriram hoje (16) a série de entrevistas do Jornal da Manhã na corrida sucessória de Pará de Minas. A participação deles aconteceu em três blocos, com tempo de respostas cronometrado para que o espaço permitisse uma abordagem maior de temas.
A primeira pergunta direcionada a Inácio Franco foi sobre o tempo de mandato. Os ouvintes manifestaram interesse em saber se, em caso de eleição, ele planeja cumprir os quatro anos ou desistir na metade, para concorrer novamente à Assembleia Legislativa, onde atuou por quatro mandatos consecutivos.
Perguntado sobre um erro cometido nos dois primeiros mandatos como prefeito e o que não faria de forma alguma agora em um eventual terceiro, ele respondeu:
O candidato também falou do transporte público municipal. Quando administrou Pará de Minas, há 20 anos, ele suspendeu o contrato com a Viapam e, através de licitação pública, trouxe a Turi para cá. A empresa continua na cidade, por força de prorrogação contratual, e tem oferecido uma prestação de serviços de baixa qualidade, segundo atestam os usuários.
Quanto à saúde pública, o candidato disse que o tema tem surgido repetidamente em todas as suas pesquisas:
Sobre o funcionalismo público municipal, onde é considerado o prefeito que mais tirou benefícios da categoria, Inácio Franco disse que isso é uma mentira:
Indagado sobre a primeira medida administrativa de sua gestão, em caso de vitórias nas urnas, ele respondeu:
Quanto ao empréstimo de R$60 milhões, contraído pela atual gestão junto à Caixa Federal, cuja metade do valor já está sendo investida, o candidato respondeu que vai avaliar bem o assunto:
Inácio Franco também anunciou medidas para diminuir a burocracia da máquina administrativa, afirmando que tem recebido muitas reclamações dos contribuintes, especialmente aqueles que são pessoas jurídicas. Ele também chegou a lamentar o desinteresse da atual gestão na vinda do Sebrae:
O candidato também defendeu maior industrialização da cidade para atração de boas oportunidades de emprego.
Inácio Franco encerrou a entrevista afirmando que deseja exercer um mandato participativo, com decisões que realmente tragam benefícios para a comunidade. Reafirmou que não tem compromissos políticos e só vai pensar no secretariado se, realmente, for eleito.
Posicionamento de Luiz Lima
Por sua vez, o candidato a vice-prefeito, Luiz Lima, teve três participações nos blocos. Na primeira delas ele falou da sua diferença para os demais candidatos:
Já na segunda participação, Lima comentou sobre uma das maiores demandas da população no segmento educacional – a criação de creches:
Luiz Lima também falou da proposta da coligação de criar uma política diferenciada voltada para as mulheres, tendo em vista os elevados índices de violência no município e também no Brasil:
Já entrando na reta final da campanha, os candidatos têm muitos compromissos agendados para os próximos dias, incluindo reuniões com lideranças comunitárias e empresariais, entrevistas para a imprensa em geral e reuniões internas.