O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais deu início ao processo de carga das mais de 55 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de outubro.
O procedimento vai até o final da semana, com os equipamentos recebendo o sistema de votação, assim como os dados de todos os candidatos e também dos eleitores.
O processo de carga das urnas também insere as mídias de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada seção eleitoral. E na etapa final, são colocados oito lacres, que garantem a inviolabilidade das urnas até a votação.
Já no dia da eleição, em cada seção eleitoral, os lacres são verificados pelos mesários antes do início da votação. Se algum deles estiver danificado ou violado, a urna será substituída por uma reserva, que também passou pelo mesmo processo de preparação.
Em Pará de Minas a cerimônia de carga e lacração das urnas acontecerá no próximo fim de semana – dias 28 e 29 – no Cartório Eleitoral, das 8h às 18h.
A fim de garantir lisura e transparência no processo, ela será aberta ao público, segundo informou ao JM o chefe do cartório, Moisés Januário da Silva:
Daqui até as eleições, o Cartório Eleitoral de Pará de Minas permanecerá aberto todos os dias, como determina a lei. O horário de atendimento ao público é das 8h às 18h.