Representantes do Judiciário de Pará de Minas, assim como da Prefeitura e da Câmara Municipal, foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Junior, para um encontro de alinhamento das reivindicações da Comarca.
O encontro se deu em Belo Horizonte, na sede do TJ, tendo como destaque a criação na Comarca de uma Vara de Família e Sucessões. Entre os principais motivos da reivindicação está o crescimento da Comarca de Pará de Minas, considerada uma das mais importantes do Estado.
A comitiva de Pará de Minas apresentou estudos que evidenciam o aumento significativo do volume processual na Comarca. Segundo o juiz Thomas Ferreira, o crescimento populacional e econômico da cidade exige uma reestruturação do poder judiciário.
A presidente da 18ª Subseção da OAB, Cristiane Morais Couto, deixou o encontro bastante otimista. Falando ao Jornal da Manhã, ela informou que a Comarca de Pará de Minas atende mais seis cidades da região.
Quanto ao espaço físico para atender a nova vara, Cristiane disse que o município dispõe de boas áreas, mesmo antes da conclusão do novo Fórum:
O presidente do Tribunal de Justiça encerrou o encontro afirmando que a reivindicação é fundamental para o bom andamento da Justiça na região. Disse ainda que confia na sensibilidade do Tribunal para tratar essa questão com a devida atenção.