O risco de explosão do botijão de gás é um dos grandes medos das pessoas em relação ao uso dele. Na verdade, esse risco é muito baixo já que o botijão é um dispositivo seguro, criado para trazer segurança aos usuários.
No entanto, o manuseio dele exige medidas de segurança, capazes de evitar acidentes que podem ser muito graves, principalmente envolvendo vazamentos de gás. Agora, uma prática que traz riscos graves e que muita gente desconhece é a iniciativa de se tombar os botijões quando o gás está acabando. Isso sim, representa grande perigo.
Quem adverte é Antônio Marcos de Faria, que atua na distribuição de gás na cidade. E ele ainda dá outra dica importante – os botijões devem ficar fora da casa:
A validade da mangueira e do regulador de pressão, que é de cinco anos, também deve ser verificada. Deixar o equipamento vencido por mais tempo ou adquirir um produto falsificado representa riscos de acidentes. Para verificar se há vazamento na válvula ou na mangueira, basta uma bucha com detergente nas conexões, observando se há a formação de bolhas.
Em outros casos de vazamentos, ao perceber um cheiro forte de gás, o Corpo de Bombeiros orienta não ligar ou desligar interruptores ou equipamentos elétricos, ventilar o local abrindo janelas e portas com muito cuidado, fechar o registro do regulador de pressão e de preferência retirar o botijão, colocando em local aberto para dissipar o gás.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução gov.br/casacivil - Divulgação