Todas as unidades de saúde de Pará de Minas, a exceção da UBS Nossa Senhora das Graças, já estão abertas para a última fase da campanha de vacinação antirrábica.
Na parte da manhã, o atendimento vai até o meio dia. Depois as unidades serão reabertas às 13 horas, com encerramento previsto para as 16 horas. A mobilização também terá o apoio do Vacimóvel, que está estacionado no Parque do Bariri, oferecendo mais um ponto estratégico para a imunização dos pets.
Ao longo da semana, o Centro de Controle de Zoonoses também fez atendimentos para a aplicação do imunizante, que é obrigatório para todos os cães e gatos, a partir dos quatro meses de idade.
Só não podem receber a dose os animais com menos tempo de vida ou que estejam doentes. O médico veterinário Oscar Leitão, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, fez um balanço parcial dos resultados da campanha:
Pará de Minas não registra caso de raiva em cães e gatos já há alguns anos, no entanto, Oscar reforça o apelo para que os tutores levem seus animais para vacinar.
A raiva é uma doença infecciosa viral grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e tem letalidade de aproximadamente 100%. A transmissão acontece pela saliva dos animais infectados, por meio de mordida, arranhão ou lambida.