O excesso de propaganda eleitoral dos candidatos tem provocado muitas reclamações entre o eleitorado de Pará de Minas. É uma situação que se repete a cada eleição municipal, com a diferença de que, desta vez, o alvo dos protestos não está nos santinhos.
Populares reclamam é do excesso de cavaletes e banners espalhados nas áreas públicas, principalmente no centro das rotatórias. E o problema não está apenas na poluição visual, já que em várias situações o material de campanha foi colocado exatamente no local destinado à passagem dos pedestres.
Esses incômodos têm gerado insatisfação por todo lado:
Os eleitores também pedem aos candidatos que, pelo menos, coloquem a propaganda em locais que não atrapalhem a passagem dos pedestres e nem a visibilidade dos condutores de veículos.
Falando ainda nas eleições, mesmo não sendo obrigatório para quem tem mais de 70 anos, o voto desse público não deverá faltar nas urnas. É que os próprios representantes desse grupo estão se mobilizando para o próximo domingo.
Com longa experiência de vida, os 70+ enxergam o voto como uma obrigação e não como direito. Muitos, inclusive, defendem o voto como principal símbolo da democracia, caso do ex-vereador Eustáquio Lopes Correia, o Taco do Carioca, e do advogado Márcio Teodoro Bechtlufft.
Para facilitar a participação dos eleitores 70+, é importante que as instituições assegurem acessibilidade às urnas e ofereçam informações claras sobre todo o processo eleitoral.